ACESSO AOS CONTEÚDOS PRIVADOS

1Terá que ser nosso associado
2Faça login
3Pode aceder a  qualquer conteúdo

Se ainda tem problemas contacte os nossos serviços para geral [ @ ] atam.pt . Obrigado pela sua visita!

CRIAR CONTA

*

*

*

*

*

*

PERDEU A SUA PALAVRA-PASSE

*

Editorial

XXXIX ANIVERSÁRIO DA ATAM

Aproxima-se mais um aniversário da ATAM, que no próximo dia 6 de julho celebra o seu 39.º ano de existência. Fundada em julho de 1979, com a designação de Associação dos Secretários Municipais, mudou para Associação dos Técnicos Administrativos Municipais, em 24 de novembro de 1984 e, após a recente alteração estatutária ocorrida no ano de 2012, passou a denominar-se Associação dos Trabalhadores da Administração Local. Desde 1991, goza do estatuto de Utilidade Pública.
Associação profissional isenta e independente, sempre pautou a sua atuação por regras de democraticidade, respeitando as decisões maioritárias dos associados e primando pela boa gestão e administração, patenteando sempre as suas contas uma boa saúde económica, financeira e patrimonial, em resultado do rigor, dedicação e competência dos órgãos sociais que de quatro em quatro anos, têm vindo a ver as respetivas equipas renovadas.
Sob o lema de “Informar, Formar e Valorizar” em especial dos seus associados, e em geral os trabalhadores da Administração Local, sempre demonstrou saber defender os seus interesses, construindo um percurso cuja prossecução das atividades, ano após ano, a guindaram para um local de destaque no seio do movimento associativo local quer a nível nacional, quer internacional, onde goza de um grande prestígio.
Optando sempre por uma estrutura orgânica adequada, em função da situação conjuntural, a ATAM soube sempre responder aos desafios e obstáculos que se lhe depararam, e detém hoje um conjunto de instrumentos perfeitamente sólidos e que refletem a imagem de qualidade de que disfruta, como sejam as revistas “O Municipal” e “Municipalismo”, o Gabinete de Estudos, o Website e os Planos de Formação. Realiza mensalmente RAP's por todo país, incluindo as regiões autónomas, onde se discutem as questões atuais do Poder Local que se colocam aos associados no desempenho das suas funções públicas locais, para além de seminários temáticos e o Colóquio Nacional, que constitui o evento anual mais importante, e que este ano terá lugar em Aveiro, no Centro de Congressos, nos dias 5, 6 e 7 de novembro.
Não obstante as dificuldades e contrariedades vividas pela ATAM, ao longo destes 39 anos, muitas foram as realizações e as conquistas obtidas, de entre as quais se deve destacar o plano formativo, responsável, sempre atual e com elevados índices de frequência. A busca de soluções e de benefícios para os associados foi uma constante e continuará a nortear a estratégia, a missão e os valores a prosseguir pela associação nos próximos anos. A recente adesão a uma apólice de seguro de saúde e, a procura de outra apólice, para um seguro civil profissional, são bem a prova de uma dinâmica que pretendemos manter no futuro, em prol dos associados.
Uma palavra de muito apreço e grande reconhecimento para todos os antigos e atuais dirigentes, sem esquecer o nosso saudoso amigo e presidente Artur Vieira Dias, que tudo fez para, com a mestria e disponibilidade que lhe era reconhecida, posicionar a ATAM em lugar de destaque no movimento municipalista nacional e europeu. Também para os antigos e atuais funcionários, uma palavra de agradecimento pelo zelo, competência e dedicação com que sempre souberam honrar o posto de trabalho e servir a associação.
A terminar, resta expressar um voto de PARABÉNS à ATAM, naturalmente extensivo a todos os seus Associados, que são a sua força e a nossa motivação, pelo seu 39.º Aniversário, e desejar que o próximo ano seja repleto de eventos e atividades, e que nelas todos possam participar, na procura de uma maior e melhor valorização profissional.

 

Francisco José  Alveirinho Correia

Diretor

TOPO