ACESSO AOS CONTEÚDOS PRIVADOS

1Terá que ser nosso associado
2Faça login
3Pode aceder a  qualquer conteúdo

Se ainda tem problemas contacte os nossos serviços para geral [ @ ] atam.pt . Obrigado pela sua visita!

CRIAR CONTA

*

*

*

*

*

*

PERDEU A SUA PALAVRA-PASSE

*

Editorial

NOVOS PROJETOS FORMATIVOS

 

Nos últimos anos, muito se tem vindo a desenvolver a estratégia subjacente às SMARTCITIES, assente nas transformações das cidades inteligentes e visando a otimização da informação disponível. Suportada em novas tecnologias, tem vindo a apoiar e a melhorar a boa governação, na prossecução das políticas públicas locais quer seja na educação, no social, na saúde, na justiça e no ambiente, quer no relacionamento e conetividade com o cidadão, proporcionando-lhe soluções para os problemas previamente diagnosticados ou inventariados.
Também a transformação digital das cidades, em especial dos seus territórios, no âmbito das infraestruturas, mobilidade, serviços e recursos, está a alterar o seu cenário e enquadramento urbano, o qual não pode e não deve alhear-se do paradigma da qualidade de vida dos seus habitantes.
A este facto, não pode ser alheia a ameaça, cada vez maior, das alterações climáticas, da constante redução dos recursos naturais disponíveis, do aumento da esperança média de vida e que contrariam e dificultam um nível adequado de sustentabilidade e de ambiente urbano mais saudável.
De salientar, a este propósito, que a ONU prevê que em 2050, 65% da população mundial estará a residir nos grandes centros urbanos. Também a OMS aponta para o facto de cerca de 7 milhões de pessoas, por ano, serão vítimas de calamidades, em consequência dos futuros efeitos da poluição.
É nesta conjuntura que a ATAM perspetiva já para o ano de 2020 inovar, com o lançamento de seminários e ações de formação temáticos, no âmbito de novos projetos formativos que estão a ser estudados e que têm por objetivo apoiar os trabalhadores, técnicos, dirigentes e eleitos locais, a analisar os fatores críticos em prol da sustentabilidade das cidades e da sua boa governança.

 

Francisco José  Alveirinho Correia

Diretor

TOPO