ACESSO AOS CONTEÚDOS PRIVADOS

1Terá que ser nosso associado
2Faça login
3Pode aceder a  qualquer conteúdo

Se ainda tem problemas contacte os nossos serviços para geral [ @ ] atam.pt . Obrigado pela sua visita!

CRIAR CONTA

*

*

*

*

*

*

PERDEU A SUA PALAVRA-PASSE

*

A palavra do presidente

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2021

Por força do adiamento do 40.º Colóquio Nacional da ATAM, para o ano de 2021, o qual deveria ter lugar no final do mês de outubro passado, a habitual Assembleia Geral Extraordinária que era realizada durante o mesmo, para aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para o ano seguinte, irá realizar-se, via online, no próximo dia 5 de dezembro.

Será o último Plano de Atividades e Orçamento do presente mandato da atual Direção e, por isso, será o culminar da concretização de uma estratégia e linha condutora que definimos, atempadamente, no respetivo Plano de Ação, numa clara atitude de consolidação dos objetivos traçados e visando sempre a sustentabilidade e continuidade das atividades promovidas pela ATAM, em prol dos seus associados e dos trabalhadores da Administração Local.

Não obstante, face à atual conjuntura de grande incerteza relativamente ao evoluir da atual crise pandémica, a Direção elaborou o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2021, em contexto de grande volatilidade económica, social e de saúde pública, que irá, naturalmente, ter reflexos no valor global do orçamento que, seguindo o princípio da prudência, tem em conta a redução de algumas atividades habitualmente prosseguidas pela ATAM e que deverão afetar o seu nível de execução no próximo ano.

Contudo, continuam a presidir à elaboração dos referidos documentos, os princípios da continuidade, da transparência, do equilíbrio, da sustentabilidade e, também, da economia, eficiência e eficácia, que visam a racionalidade económica dos meios disponíveis, considerados razoáveis, face à atual conjuntura económica, em resultado da ATAM se ter ajustado rapidamente ao novo cenário alicerçado no digital e na inovação, na tentativa de suprir dificuldades e desafios, para continuar a fazer o melhor, com a menor alocação possível de recursos.

A ATAM conta, assim, realizar no próximo ano, embora em contexto misto (presencial e online) dois eventos que estão consolidados ao longo dos anos, face à sua tradição e notoriedade, aliada à adesão voluntária dos associados ou de trabalhadores do setor local, como seja o Colóquio Nacional (que no próximo ano vai decorrer em Vila Nova de Gaia, em finais de maio ou princípios do mês de junho, face às eleições autárquicas que se realizam no último trimestre do próximo ano) e o Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica que terá lugar em Lagos, nos dias 13 a 15 de maio.

O Encontro de Aposentados, previsto para ocorrer em Grândola, só será realizado se estiverem reunidas todas as condições de segurança que o mesmo exige, dado tratar-se de um grupo, cuja faixa etária patenteia elevados riscos relativamente a este tipo de eventos.

As ações de formação, seminários e as RAP vão continuar a realizar-se no formato online. O modo presencial só será adotado se as condições de segurança o vierem a permitir.

O Gabinete de Estudos continuará a assegurar os pedidos de pareceres escritos, o atendimento telefónico e o aconselhamento jurídico. Os apartamentos continuarão a estar disponíveis para quem deles quiser usufruir, nos termos do respetivo regulamento.

No plano orçamental e financeiro, visando continuar a assegurar a sustentabilidade da ATAM, foram introduzidos alguns ajustamentos no valor total do Orçamento que sofrerá uma redução de cerca de 17%, tendo em conta as explicações referidas anteriormente. O mapa anexo evidencia, assim, os valores orçamentais para o próximo ano.

A Direção da ATAM espera, assim, que, em contexto de grande incerteza e adequada prudência, os documentos previsionais, ora apresentados e submetidos a aprovação da Assembleia Geral, possam permitir à ATAM a continuação da prossecução da sua missão, valores e objetivos.

 

TOPO