O debate sobre a prevenção da corrupção nas autarquias locais foi um dos grandes fóruns de discussão do 40.º Colóquio Nacional. À mesa, sentaram-se Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, e Mário Artur Lopes, presidente da Câmara de Murça.
Em entrevista à TSF, Maria da Glória Sarmento, da direção da ATAM, sublinhou precisamente a necessidade de intervenção dos autarcas no que concerne a discussão desta temática. “Quando falamos em corrupção na Administração Pública, temos que pensar que muitas vezes, só ouvimos o lado dos juristas. Não ouvimos o lado dos autarcas, não tentamos fazer um trabalho partilhado para encontrar soluções.”
Convidada a comentar o rescaldo do evento, que teve lugar entre 20 e 22 de outubro, em Vila Nova de Gaia, sublinhou algumas das conclusões deixadas precisamente pelos convidados a debate.
“Acabaram por referir que têm as mesmas dificuldades, as mesmas exigências e as mesmas preocupações: conseguir dar aos seus munícipes a melhor qualidade de vida, dentro da transparência e da legalidade.”
Ouça em baixo a entrevista à TSF na íntegra.