Mais leve, com mais conteúdos e com uma imagem totalmente renovada. É assim que se apresenta a nova O Municipal, a revista bimestral da ATAM que, nesta edição de julho, assume pela primeira vez o novo formato.
A promessa foi feita pela nova direção durante a tomada de posse, na qual foi reafirmada a intenção de avançar com “a reforma dos canais institucionais da ATAM”. “A primeira grande aposta é a da inovação sem entrar em rutura com o passado. Procuramos um arejamento, sobretudo n’O Municipal. Procuramos criar uma revista mais atrativa, mais simpática, menos cinzenta. Uma revista que possa ter um sentido lúdico, mas ao mesmo tempo, informativo e formativo”, explica Marcelo Delgado, presidente da ATAM.
O primeiro desses canais a ser renovado é precisamente O Municipal, que irá manter a sua periodicidade e função primordial como um dos meios privilegiados de contacto e comunicação com os associados da ATAM. “O desafio passou sobretudo por promover uma evolução da revista sem desvirtuar a sua essência”, explica Daniel Coelho, o novo diretor da publicação.
Essa renovação passa, primeiramente, por uma mudança de fundo: a criação de um caderno jurídico autónomo que será entregue com todas as edições d’O Municipal. Será nesse caderno jurídico que poderão ser consultados os artigos de cariz científico, as conclusões das RAP e de outros eventos.
“Sabemos que para que O Municipal pudesse ter essa nova dimensão, não poderia estar marcada por informação muito técnico-jurídica, porque isso não convive bem com uma revista mais criativa e apelativa”, sublinha Marcelo Delgado. “No entanto, essa informação é muito importante no apoio do exercício da atividade dos trabalhadores das autarquias e entendemos que ela deve ser autonomizada de uma forma cientificamente correta e bem sistematizada.”
Assim, o bloco principal d’O Municipal reservará o seu espaço para os novos conteúdos sobre a vida associativa, todas as novidades com informações úteis aos associados, um resumo da atualidade do país, mas também entrevistas, reportagens sobre os eventos associativos e artigos de opinião sobre temas que estejam na ordem do dia.
“O objetivo passa por dar à revista um formato mais leve, de leitura mais fácil, que percorra os temas mais caros aos associados de forma transversal”, sublinha o diretor. “O novo O Municipal será o espelho do dia a dia da ATAM, mas também um espaço onde iremos auscultar as opiniões de especialistas, legisladores e políticos, sobre os mais diversos temas.”
A nova revista terá também um maior e mais diversificado espaço para os associados, que nela “terão a oportunidade de partilhar as suas opiniões, contar as suas histórias e fazer parte de cada edição”. Cada nova edição trará, então, o seu respetivo caderno jurídico, composto por peças mais longas, mais técnicas e especializadas. Numa edição futura, será fornecido um arquivo que permitirá guardar cada um dos cadernos.
“O novo site será inovador e dinâmico, mais atento aos acontecimentos”
“O que desejamos é que O Municipal se torne na edição de referência de quem procura mais conhecimento e mais informações sobre a administração e o poder local e, consequentemente, ajude a concretizar os objetivos a que a ATAM se propõe desde a sua fundação”, conclui Daniel Coelho.
Relativamente ao site oficial da ATAM, a sua nova versão totalmente renovada deverá ir para o ar durante o verão. Pretende-se que, após a reforma, se torne numa ferramenta mais intuitiva, mais fácil de usar e, sobretudo, que sirva de ponto de ligação entre a ATAM e os associados. O objetivo é também o de encurtar a distância entre as revistas — O Municipal e a Municipalismo — e o site, permitindo que toda a informação esteja mais facilmente acessível e que, dessa forma, a ATAM sirva de ponto de encontro, não só dos associados, mas de todos os trabalhadores da administração local e, mais ainda, de todos aqueles que queiram partilhar de todo o conhecimento que se pretende que seja fornecido através de todos estes canais.
“O novo site será inovador e dinâmico, mais atento aos acontecimentos para que os possa divulgar com oportunidade, de uma forma ativa, colorida, atrativa e inovadora. Aliás, a inovação, a oportunidade e a criatividade são as três palavras que justificam todas estas mudanças”, remata o presidente da ATAM.