Foi com a mensagem sentida que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu início ao 40.º Colóquio Nacional da ATAM. Um momento inserido na sessão de abertura que contou com a presença do presidente da direção da ATAM, Marcelo Delgado, o inspetor-geral das Finanças, António Ferreira dos Santos e o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
Gaia é, de resto, a cidade que acolhe o fórum da ATAM, que tem lugar entre esta quinta-feira, 20 de outubro, e sábado, 22, no Pavilhão Municipal da Lavandeira.
A manhã do primeiro dia fechou ainda com o painel Websummit, que debateu a “Transformação Digital das Cidades e Territórios Sustentáveis e Inteligentes”. Uma mesa que contou com a coordenação científica de Miguel de Castro Neto e apresentações de empresas como a SmartVision, a Mind, a AcinGov, a Medidata e a Wiremaze.
Da parte da tarde, os trabalhos arrancaram com uma sessão plenária sobre a “Gestão de Recursos Humanos e as Novas Responsabilidades”. Uma discussão que contou com a participação do advogado Paulo Veiga e Moura e Ana Domingos, da Direção-Geral das Autarquias Locais, com moderação de Fátima Pinto da Costa, da autarquia de Vila Nova de Gaia.
O primeiro dia do Colóquio Nacional encerrou com uma última sessão plenária. Sob o tema “O Procedimento de Modificação do PDM, em curso no âmbito do Novo Regime Jurídico de Classificação do Solo: A Importância Operacional do Solo de Edificação Dispersa e do Solo Urbano de Baixa Densidade”, a plateia acolheu as intervenções de Jorge Carvalho, da Universidade de Aveiro, e Fernanda Paula Oliveira, da Universidade de Coimbra.