A conta do sucesso do evento faz-se de forma rápida: foram 81 os participantes que viajaram até Tomar para, durante dois dias, partilharem as suas ideias e experiências sobre marketing e comunicação autárquica. Entre esses participantes estiveram representados 30 municípios, uma freguesia e cinco entidades.
Nesta que foi a 30.ª edição do evento criado e organizado pela ATAM, estiveram presentes diversos oradores, com destaque para Jorge Sobrado, da CCDR-N e antigo vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial da Câmara Municipal de Viseu, que discursou sobre as diferentes estratégias de comunicação municipal.
Ao palco subiram também Filipa Baptista, especialista em ciências comportamentais; Vasco Ribeiro, que aprofundou o tema da comunicação de crise nas autarquias; João Victal e Maria João Morais partilharam a sua experiência pessoal sobre o marketing da tradicional e nacionalmente famosa Festa dos Tabuleiros; e, por fim, Miguel Atalaia, que partilhou conhecimentos sobre a organização do Festival Bons Sons.
À margem das conferências, o EMCA colocou em exposição mais de 90 revistas e boletins municipais, que foram a votação para eleição do melhor projeto. O título, votado pelos participantes, foi entregue ao Boletim Municipal de Torres Vedras.
Marcado ficou já o 31.º Encontro de Marketing e Comunicação Autárquica, que terá lugar em 2023, desta vez na Ericeira, concelho de Mafra.