“Apostar no reconhecimento da instituição ATAM”, foi uma das promessas sublinhadas por Marcelo Delgado, o novo presidente da ATAM, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais. A cerimónia decorreu a 30 de abril no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Santarém e contou com a presença de mais de uma centena de convidados, entre os quais Carlos Soares Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, a Diretora do IGAP, Margarida Couto, e a Diretora-Geral das Autarquias Locais, Sónia Ramalhinho. Presentes estiveram também: Ana Paula Barata Salgueiro, Subinspetora Geral de Finanças; Jorge Veloso, Presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE; Mário Artur Lopes, Presidente da Câmara de Murça; Vítor Emanuel Ferreira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alijó e Mara Almeida, Vereadora da Câmara Municipal de Viseu.”
Durante o discurso de tomada de posse, Marcelo Delgado reforçou a necessidade de fazer com que a ATAM veja “o seu projeto mais valorizado, não só pelos seus associados, mas também, pelas diversas instituições, públicas e privadas”. Entre os objetivos mais prementes estão o aumento do número de associados — que desceu de cerca de quatro mil para perto de dois mil durante os últimos anos — e o desenvolvimento de novas iniciativas “mais inovadoras e criativas” que permitam “alavancar a ATAM para patamares de excelência” no que diz respeito “à área do conhecimento científico”.
“Os estudos científicos regularmente publicados deverão passar a constituir uma verdadeira fonte doutrinária relevantíssima para todas as reformas legislativas que se avizinham e com incidência ao nível do Poder Local.”
Nas medidas concretas anunciadas para este mandato de quatro anos está a revisão dos estatutos da ATAM, focada na “valorização da abertura da associação a novas organizações”, na “valorização do relevante papel dos delegados regionais e distritais, da criação do Estatuto dos Associados Aposentados da ATAM. Entre outros objetivos a serem concretizados a curto-prazo está o reforço do Gabinete de Estudos da ATAM com “individualidades de mérito científico reconhecido” que “irá integrar uma área científica voltada para o processo de descentralização em curso”.
Marcelo Delgado sublinhou também a vontade de operar uma “transição para o digital” com um maior “recurso à utilização de meios telemáticos e ao voto eletrónico”, medida que abrange também a “reforma dos canais institucionais da ATAM”.
“Estou convicto de que, com a ação agregada de toda a equipa de trabalho que tenho o privilégio e a responsabilidade de coordenar, a ATAM irá materializar, com o sucesso desejado, estas e outras medidas de gestão que possam dinamizar o projeto, não havendo, no futuro cada vez mais exigente, espaço para errar”, notou o presidente. “Não haverá espaço para perda de mais associados.”